O prefeito Barjas Negri anunciou a adesão do município à Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), o que garante 200 vagas para quatro cursos superiores que serão ministrados a partir de agosto. Este é um trabalho da Prefeitura em parceria com a Diretoria Regional de Ensino e a Escola Técnica “Fernando Febeliano da Costa” (Etec). Já estão abertas as inscrições para o vestibular.

A discussão da adesão à Univesp teve início neste ano, numa articulação das secretarias de Governo e Educação com os parceiros (Diretoria de Ensino e Etec), com apoio do deputado estadual Chico Sardelli. As inscrições foram abertas no último dia 21 de maio e Piracicaba tem garantido 50 vagas nos cursos de engenharia da computação, engenharia de produção, licenciatura em matemática e pedagogia.

Barjas Negri comentou que os cursos chegam em boa hora e vão atender centenas de jovens e adultos. Barjas pediu o empenho de todos na definição de uma estrutura mínima e também para divulgar a abertura do vestibular.

As aulas, que começam em agosto, serão ministradas na E. E. Mello Ayres, onde será montada uma estrutura de apoio aos alunos no esclarecimento de dúvidas e uso de computadores. As inscrições terminam dia 19 de junho e devem ser feitas, exclusivamente, pelo site www.vunesp.com.br (link “Univesp- Processo Seletivo 2º Semestre 2018”). Não há limite de idade e o custo da inscrição é de R$ 45,00.

Na última sexta-feira, o prefeito Barjas Negri reuniu-se com o secretário municipal de Governo, José Antônio de Godoy, e os diretores Fábio Negreiros (Ensino) e Klauber Marcelli (Etec), mais uma representante da Secretaria Municipal de Educação, para discutir uma infraestrutura mínima. Serão duas salas de aula na escola Mello Ayres, sendo uma com computadores e a outra para o plantão de dúvidas presencial

Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma online na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores. Os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de youtube: https://www.youtube.com/user/universptv.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação à distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS), USP, Unesp e Unicamp. Em junho de 2017, a nova gestão deu início ao plano de expansão, com o objetivo da universalização do ensino superior. Em um ano, já foram ofertadas mais 55 mil vagas em 330 polos do Estado, localizados em 290 municípios. A Univesp oferece os cursos de tecnologia em gestão pública, engenharias de produção e computação, licenciaturas em biologia, química, física, matemática e pedagogia. Os cursos da Univesp são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.