Programas da SELAM voltados à Juventude

17 de abril de 2018 • Rafael Lacerda

PDB (Projeto Desporto de Base)

Alunos do PDB durante aula na Piscina Municipal

O Projeto Desporto de Base (PDB) tem caráter social e de formação educacional, com objetivo principal de divulgar e disseminar a prática de diversas modalidades esportivas formais, proporcionando ambiente saudável e lúdico para as crianças e adolescentes na faixa etária entre 7 aos 17 anos. Promove também a revelação e formação de atletas de médio e alto nível, que podem vir a representar o município nos Jogos Regionais/ Abertos, bem como atuar em clubes/equipes amadoras e/ou profissionais.

Para tal, o projeto implanta núcleos e escolinhas esportivas nas diversas regiões e bairros da cidade. Além disso, faz festivais de integração entre núcleos, bem como competições esportivas (internas e externas).

O PDB conta com um grupo de professores de Educação Física e Técnicos Desportivos da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). Possui também um grupo de estagiários do curso de Educação Física, bem como bolsistas atletas junto a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Fazem parte da equipe também professores e técnicos de esportes oriundos de convênios junto a clubes, associações e entidades afins, bem como Voluntários do Esporte.

Objetivos:

– Divulgação, disseminação e acesso à prática das diversas modalidades esportivas formais para crianças, adolescentes e jovens na cidade de Piracicaba;
– Revelação e formação de atletas de médio e alto nível na sociedade piracicabana, abrangendo crianças na faixa etária compreendida entre 06 e 16 anos.

Estratégias:

– Prática de esportes em núcleos e escolinhas implantadas nas diversas regiões e bairros da cidade, em local apropriado;

– Treinamento de esportes através de turmas de equipes competitivas em núcleos centralizados;

– Intercâmbios entre núcleos e outras entidades;

– Festivais esportivos das modalidades, promovendo a integração dos núcleos;

– Competições esportivas, internas ou externas, oficiais ou eventuais.

Recursos Humanos:

– Professores de Educação Física e Técnicos de Esportes;

– Estagiários junto ao curso de Educação Física da Unimep e outras faculdades da região;

– Professores de Educação Física e Técnicos de Esportes oriundos de convênios e parcerias junto a clubes, associações e entidades afins;

– Estagiários de educação Física da Unimep e outras faculdades da região;

– Atletas Bolsistas junto à Unimep;

– Voluntários do Esporte;

Recursos Físicos e Materiais:

Material esportivo da Selam;
Material esportivo e patrimônios das entidades conveniadas;
Parceria com a Fundação Mário Dedini;
Doações e patrimônios da sociedade piracicabana na forma de pessoas físicas ou jurídicas.

Modalidades oferecidas:

Fase I – Iniciação e escolinhas (Iniciação);
Fase II – Equipes competitivas em formação (Aperfeiçoamento);

Esportes de Alto Nível:

Fase III – Equipes de rendimento e representação da cidade (Treinamento).

Bairros Atendidos

Região Norte: Santa Teresinha, Vila Industrial; Mário Dedini; Santa Rosa; Bosques dos Lenheiros; Jardim Primavera; Oratório São Mário;

Região Sul: Paulicéia, Paulista, Jardim Caxambu, Parque da Água Branca; Higienópolis; Jardim Esplanada;

Região Leste: CECAP, Alvorada (Pompéia), Jardim Itamaracá (Sol Nascente); Prezotto; Taquaral, Unimep, Eldorado; Jardim Panorama;

Região Oeste: Jardim Itapuã; Tóquio, Jaraguá, Vila Cristina, Jardim São Paulo, Novo Horizonte; Jardim Vitória;

Centro: Cidade Alta, Parque da Rua do Porto, Nhô-Quim, São Dimas; Esalq, Monte Alegre;

Rural: Ártemis e Santa Olímpia.

Número médio de alunos atendidos: 4,2 mil mês. * As entidades e comunidades organizadas interessadas em realizar parcerias ou participar do Projeto Desporto de Base podem entrar em contato com a Selam por meio de ofício. (Centro Cívico – 8oandar – Telefone: 3403-1266) . As crianças e adolescentes interessadas em participar das aulas podem entrar em contato direto, através dos seus responsáveis , com a Coordenação do Programa no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas.

Coordenação : Prof. Ronaldo José Lucentini
Contato: (19) 3433-3825/3425-7475 e 3432-7456

Esporte de Alto Nível

Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas: sede do setor de esporte alto nível

Setor de Esporte Alto Nível coordena cerca de 50 modalidades (conveniadas com as entidades esportivas e não conveniadas) que representam nosso município nas principais competições oficiais regionais, estaduais, nacionais e até internacionais. Entre estas se destacam os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior além das competições de federações, ligas e associações. São competições que abrange atleta dos 08 anos, como Ginástica Artística, até 3ª Idade, através do Vôlei Adaptado dos Jogos do Idoso.

O Setor desenvolve o acompanhamento e assessoria técnica destas modalidades, apoio operacional, como local de treinamento, transportes, inscrição em competições, etc., gerencia o uso dos próprios públicos esportivos para jogos, treinos e eventos.

O esporte chamado de alto nível ou rendimento é um tipo de prática que pode se relacionar ao esporte espetáculo, protagonizado pelo atleta profissional, ou ainda, a um tipo de atividade esportiva que não é necessariamente remunerada, mas que exige do praticante dedicação e rendimento que superam uma prática de tempo livre ou amadora.

Muitos destes atletas foram ou são destaques do esporte nacional e até internacional, e iniciaram seu aprendizado nas escolinhas de formação esportiva do Projeto Desporto de Base ou nas escolinhas dos clubes particulares, mas também muitos são contratados para, assim, formar uma equipe competitiva e representativa da cidade.

Contato:

Setor de Esporte de Alto Nível

Ginásio Municipal de Esportes “Waldemar Blatskauskas”

Rua Treze de Maio, 2122 – B. Alto – CEP. 13.419-270

esportepira@hotmail.com