/foto: justino lucente

Entre os anos de 2009 a 2015 o Time do Emprego local registrou 1.052 participantes. Destes, 583 foram inseridos/recolocados no mercado de trabalho, número que representa 55% do total do programa. No ano passado, 13 turmas foram formadas, com 306 participantes, sendo 112 inseridos/recolocados no mercado de trabalho, representando 36% dos atendidos. O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), gerencia o programa em Piracicaba.

Atualmente, o programa envolve nove facilitadoras, nome que recebem as responsáveis por passar as informações aos alunos, e está dividido em quatro turmas nos períodos manhã, tarde e noite, reunindo 120 alunos em Piracicaba.

Pela sua atuação, a equipe do Time do Emprego foi homenageada em São Paulo no dia 23 de fevereiro e recebida na manhã desta quarta-feira, 09/03, pelo prefeito Gabriel Ferrato, em reunião que teve também a presença do secretário municipal de Trabalho e Renda, Carlos Beltrame e alunos (as) do programa.

Na homenagem em São Paulo, realizada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), responsável pelo programa, Piracicaba foi uma das 48 cidades destacadas pelos seus resultados em solenidade comemorativa aos 15 anos do Time do Emprego, no dia 23 de fevereiro. A cidade ultrapassou as metas pré-estabelecidas no início de 2015, que era a realização de oito times, e efetuou 13.

No evento, chamado de “Encontrão” do Time, foi promovida capacitação e realizadas discussões, além da confraternização entre os profissionais responsáveis pelos grupos nos municípios. O secretário municipal da Semtre, Carlos Beltrame, que representou o prefeito Ferrato, participou do evento que contou com as presenças do secretário da Sert, José Luiz Ribeiro, de Walter Barelli, ex-Ministro do Trabalho, diretores regionais da Sert, facilitadores do programa em todo o Estado, autoridades da Sert e também os prefeitos dos municípios do Estado.

O prefeito reconhece que o Time do Emprego realiza um trabalho importante, por permitir que os facilitadores esclareçam dúvidas importantes no hora de conquistar emprego. “Acompanho de perto todos os avanços da Semtre em torno de ações visando a empregabilidade e esta homenagem nada mais é do que o reconhecimento de um trabalho que está dando certo, beneficiando muitos jovens. O diferencial do Time do Emprego é a ajuda mútua existente entre os participantes, a troca de experiência e a procura conjunta por uma oportunidade”.

Beltrame avaliou o encontro como importante por permitir a troca de informações para tornar o Time do Emprego ainda mais atrativo. Ele ressaltou que o objetivo do programa é orientar os participantes no reconhecimento das suas habilidades, interesses e valores, na elaboração de currículo, preparação para entrevistas, apresentação do mercado de trabalho e técnicas de procura de emprego, aumentando assim suas chances de colocação e/ou recolocação, como para sua permanência no mercado de trabalho.

Beltrame lembrou que o Time do Emprego ganhou um importante aliado, que é a Semtre Móvel que percorre os bairros mais distantes, para ajudar aquelas pessoas que não têm condições de se deslocar até a unidade central da secretaria.

INCENTIVO – Segundo a facilitadora Paula Lino Mendes da Cruz, o programa é bem visto pelos jovens por trabalhar com a motivação, sendo incentivador da convivência e troca de experiência entre os participantes. “Após a participação, eles reconhecem que as orientações são de extrema importância na preparação para seleção da vaga. A coisa mais importante na vida de um cidadão é o emprego e o Time proporciona isso”, explica.

Paula Cruz conta que quando chega para o curso, grande parte das pessoas se mostra muito desanimada. “Mas com o desenrolar das atividades se soltam e se interessam pelo conteúdo, que vai desde noções de como se vestir e se portar em entrevistas até regras gramaticais, para que não cometam erros graves na hora de montar seu currículo”, disse.

Um dos alunos que está muito feliz por frequentar o programa é Gilberto Piovesa, 49 anos. ”Estou desempregado e o Time do Emprego ajuda muita gente a se colocar no mercado de trabalho e por isso resolvi procurar a

Semtre para que pudesse fazer parte desse time. Estou me dedicando e me esforçando para que possa colocar em prática aquilo que aprendemos na sala de aula e futuramente disputar uma vaga de trabalho”, disse.

No curso há sete semanas, Evellyin Thayene de Souza Barros, 18 anos, diz que a parte que mais gosta são as dinâmicas de grupo, onde pode se soltar e enfrentar com tranquilidade todas as situações que se apresentam durante uma entrevista de emprego.

Sobre o Time do Emprego

Gerenciado pela Sert, o Time do Emprego objetiva orientar o cidadão, a partir dos 16 anos, na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho. O programa forma turmas de até 30 participantes, que funcionam como equipes, trocando experiências e aprendizado.

Durante 12 encontros – um por semana, de até três horas – os facilitadores promovem dinâmicas e demais atividades. Como redigir um currículo, vestir-se para uma entrevista e destacar as próprias qualidades em um processo seletivo são alguns dos temas abordados.

Como funciona

Os conteúdos do Time do Emprego são desenvolvidos durante 12 encontros (um por semana), de três horas cada um, com grupos de 20 a 30 pessoas.

Público-alvo

Trabalhador desempregado maior de 16 anos ou jovens em busca do primeiro emprego.

Inscrições: são permanentes e podem ser realizadas pelo telefone: (19)- 3437-2222. Site: www.semtre.piracicaba.sp.gov.br/ou na própria Semtre, na rua Monsenhor Francisco Rosa, 900, ao lado da agência central de Correios